Aprender - O portal de ensino superior

Caroneiros

"Administradores fazem certo as coisas. Líderes, as coisas certas."                             WARREN BENNIS

No final de 2005, o Financial Times divulgou sua lista dos bilionários em todo o mundo - os que conseguiram atingir e superar a casa do primeiro bilhão de dólares. E a característica comum, em 9 de cada 9 bilionários, é a sabedoria de pegar carona.

Bill Gates, 49 anos, pegou carona nos hardwares - microcomputadores - concentrando se em softwares que os fazem funcionar: 90% de todos os microcomputadores do mundo, independentemente da marca do fabricante, rodam programas da Microsoft. Patrimônio: 51 bilhões de dólares.

Warren Buffett, 75 anos, pegou carona em si próprio. Cansado das promessas que nunca se concretizavam dos advisors e consultores financeiros, decidiu apostar em sua sensibilidade dedicando a totalidade de seu tempo na gestão do próprio negócio. Patrimônio: 44 bilhões de dólares.

Carlos Slim Helu, 65 anos, pegou carona no processo de privatização do México, assumindo o controle da operadora telefônica mexicana, presente no Brasil por meio da Embratel. Patrimônio: 23,8 bilhões de dólares.

Ingvar Kamprad, 79 anos, pegou carona no vácuo produzido pela miopia dos demais fabricantes de móveis, incapazes de entender, traduzir e tangibilizar os produtos que verdadeiramente os jovens casais queriam ter em suas casas. Assim nasceu sua Ikea. Patrimônio: 23 bilhões de dólares.

Michael Dell, 40 anos, pegou carona na tradição secular da família americana de comprar por catálogos e a distância, criando um sistema de vendas direto de microcomputadores sem intermediários com comprovados benefícios para os clientes e que batizou com seu sobrenome, Dell. Patrimônio: 18 bilhões de dólares.

Bernard Arnault, 56 anos, pegou carona no mercado mundial do luxo, somando grifes e trabalhando fortemente a sinergia existente entre as diferentes marcas na LVMH: Louis Vuitton, Fendi, Givenchy, Dom Pérignon, Veuve Clicquot, Moet & Chandon, Hennessy, Celine, Kenzo, Pucci, Donna Karan, Dior, Guerlain, Tag Heuer, Sephora, entre outras. Patrimônio: 17 bilhões de dólares.

Larry Ellison, 61 anos, pegou carona na carência de softwares de banco de dados que verdadeiramente cumprissem o prometido e correspondessem às verdadeiras necessidades das empresas, fundando sua Oracle. Patrimônio: 17 bilhões de dólares.

Roman Abramovich, 39 anos, pegou carona na derrocada do comunismo na Rússia, aproveitando- se das oportunidades que todas as crises e situações de mudanças radicais trazem em si. Dentre outras aquisições, a mais importante foi a da Sibneft - gigante do setor do petróleo.Patrimônio: 13,3 bilhões de dólares.

Silvio Berlusconi, 69 anos, pegou carona na política e no lobby para alavancar, por meio de suas empresas de comunicação, todo o grupo que controla. Patrimônio: 12 bilhões de dólares.

Na lista do Finacial Times de 2020, certamente estarão presentes dois ou três educadores que terão conseguido decifrar com sensibilidade as verdadeiras e novas necessidades de ensino na sociedade de serviços onde o capital é o conhecimento e, sem vacilar, terão pegado carona.

Copyright 2007 - CM Consultoria - Todos os direitos reservados