Aprender - O portal de ensino superior

Corpo Discente

Periscópio - Guia de sobrevivência – (continuação)

11/02/2009 - Guia de sobrevivência – (continuação)

6. Comemorar para Crescer

Na vida, precisamos aprender a celebrar as vitórias, pequenas e grandes. Cada passo vivido precisa ser degustado, saboreado, festejado. Aliás, sem a celebração das pequenas conquistas, perde-se o sabor das grandes vitórias. Cada pequena vitória celebrada é semente para as grandes vitórias almejadas.

O pessimismo do mundo moderno acaba contaminando o coração, nos tornando especialistas em ressaltar o negativo. Alimentamos o negativo através das notícias e das conversas e passamos este peso para as reuniões de tomada de decisão. É preciso educar-se para as conquistas, para o belo, para o positivo. A celebração de cada etapa vivida e conquistada nos ajuda nesse processo.

A celebração das vitórias tem também um aspecto muito importante, que precisa ser ressaltado cada vez mais: aprender a compartilhar nossas conquistas. Vitória que não é compartilhada não pode ser chamada de vitória.

Em um clima de celebração e comunhão faz-se necessário a transparência, seja mais transparente do que você jamais foi. Comprometa-se com a diferenciação, tanto no que diz respeito às pessoas quanto aos gastos.
Esses dois princípios fundamentais de gestão: a transparência e a diferenciação são indispensáveis o tempo todo, e se tornam absolutamente essenciais em tempos de turbulências. Os empregados se sentem mais estimulados quando têm conhecimento da direção que a empresa está seguindo e qual é seu papel nessa empreitada e desta forma quando a pressão do RH sobre a contenção de despesas aumentar, o empregado será o primeiro a criar estratégias que colaborem com esse movimento.

Esse aspecto reforça a necessidade de dar maior atenção à comunicação na empresa, mantendo o moral elevado e conquistando ou fortalecendo a confiança dos colaboradores. É importante monitorar o clima porque, nesses momentos, a tendência é de que as pessoas fiquem tão preocupadas que isso acaba afetando negativamente o ambiente da empresa como um todo; em ambiente negativo some a inovação que é a base de uma economia fundamentada em conhecimento.
A competitividade das empresas está na capacidade de inovar, criar, reimaginar seu produto com o objetivo de fazer com que o cliente perceba o seu valor, tornando-o imprescindível. Na caminhada para atingir este momento único comemore, celebre cada passo positivo que sua empresa der, com todos que uniram forças às suas para que isso acontecesse.

Fonte: CM Consultoria

  • Currently 0; ?>/ TOTALSTARS
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicidade

CM Consultoria

Relacionados

Copyright 2007 - CM Consultoria - Todos os direitos reservados