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Legislação Educacional

Senado entrega relatório de audiências a ministro

09/05/2008




O relatório final do ciclo de audiências públicas organizadas pela CE (Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado) foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em audiência no ministério.

A CE, segundo a Agência Senado, realizou audiências públicas ao longo de seis meses, a fim de discutir propostas de melhoria na educação no Brasil. As idéias sugeridas durante as reuniões vieram de empresários, reitores e profissionais da educação.

O presidente da comissão, senador Cristovam Buarque (PDT- DF), disse que o documento é "propositivo", reunindo propostas por setores, para o Brasil inteiro. O senador apontou a má qualidade da educação de base como o maior problema educacional no país. De acordo com o ele, os jovens ingressam no ensino superior "sem preparo suficiente para aumentar o nível da universidade".

"O professor tem que se adaptar ao despreparo do nosso aluno hoje. Nós, ao conseguirmos que apenas um terço das crianças terminem o ensino médio, estamos jogando dois terços do potencial intelectual brasileiro fora. E estamos jogando pela janela esses jovens que não terminam o ensino médio. Para mim, o grande problema da universidade, hoje, é a educação de base que não chega a todos e não chega bem aos que ficam nela", disse.

Durante a reunião com os membros da CE, o ministro Fernando Haddad afirmou que o problema do ensino superior está ligado a fatores administrativos. O ministro defendeu-se de especulações a respeito de uma suposta falta de investimento nas universidades que tiveram um desempenho abaixo da média no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Fernando Haddad afirmou que os recursos investidos na UFBA (Universidade Federal da Bahia) são equivalentes aos direcionados à UFPI (Universidade Federal do Piauí). A UFBA foi apontada como uma das quatrou niversidades federais que vão passar por um processo de avaliação do curso de Medicina. Este ano, a UFBA apresentou nota 2 no conceito do Enade, enquanto a UFPI alcançou a menção máxima do teste, nota 5.

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