Aprender - O portal de ensino superior

Gestão de Finanças

Senador defende investimento em educação

O presidente da Comissão de Educação do Senado, Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu mais investimento do Estado na formação para a professores pelas universiaddes.

Buarque também culpou o governo federal pela crise no setor, na primeira de um ciclo de audiências públicas sobre o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), de acordo com a Radiobras.

Segundo ele, ainda a falta de importância dada à licenciatura nas universidades públicas.

José Roberto Cuvac, representante do Fórum de Livre Iniciativa na Educação, também criticou o Ministério da Educação por não ter convidado representantes da área privada quando da elaboração do plano "mesmo o setor respondendo por mais de 3,2 milhões das 4,4 milhões de matrículas brasileiras".

Ele sugeriu o uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por alunos carentes, para o pagamento de mensalidades em universidades privadas.

O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) contestou a proposta, lembrando que representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), ouvidos em outra audiência pública, informaram que 75% dos recursos do FGTS são recolhidos sobre o valor de um salário mínimo. Ele propôs que se faça um levantamento sobre o percentual de alunos beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Segundo ele, esses alunos não continuam na universidade porque não têm recursos para pagar transporte, alimentação, livros e material escolar.

 

  • Currently 0; ?>/ TOTALSTARS
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicidade

CM Consultoria

Relacionados

Copyright 2007 - CM Consultoria - Todos os direitos reservados