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Corpo Docente

Capacitar professores desafia IES

Alex Sanghikian, da Tempestade Comunicação 

A tarefa de se capacitar professores dentro de instituições particulares de ensino superior vai além da simples idéia de se "ajudar" os professores da casa. Os programas de capacitação servem tanto para melhorar o nível do corpo docente, quanto para aprimorar a formação dos alunos e, por conseqüência, a qualidade da IES.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Prof. Dr. Adolfo Ignacio Calderón, professores despreparados para o exercício da docência universitária arranham seriamente a imagem das IES, com graves conseqüências no mercado de educação superior. "O mercado está cada vez mais exigente, inclusive os regionais, que são altamente competitivos e predatórios. Investir em qualidade é a melhor alternativa para o sucesso dos empreendimentos educacionais", afirma.

Segundo Calderón, a grande fragilidade atual diz respeito à necessidade de criação de espaços de formação de docentes nas IES, para seus próprios professores. "O fato de se ter um título de mestre ou doutor, ou ser um especialista bem-sucedido, não significa que esse profissional seja um educador nem que tenha habilidades e competências em termos didático-pedagógicos", salienta.

Para tanto, faz-se necessário um espaço onde o profissional possa se capacitar para o exercício do seu cargo, seja dentro ou fora da instituição onde atua. Para Vanya Madeira, coordenadora geral dos cursos de Pedagogia e de Pós-graduação em Formação de Professores da Unip (Universidade Paulista), atualmente esses projetos de capacitação de docentes são essenciais no mercado educacional.

"Muitos professores têm vontade, porém, não contam com o cabedal de conhecimento específico para suas tarefas, principalmente no setor de exatas, onde temos mais dificuldades para recrutar. Muitos sentem falta de um conhecimento mais concreto sobre planejar aulas, avaliar e educar os alunos", diz.

Concorrência
De acordo com o Calderón, houve um declínio nos programas de qualificação de docentes voltados a estimular a titulação de professores com os graus de mestres e doutores, após as IES terem atingido patamares legais em termos de número de docentes titulados. "Nas grandes capitais, há um excesso de mão-de-obra qualificada, nesse sentido, as IES acabam obtendo recursos humanos titulados sem necessidades de grandes investimentos", avalia.

Por outro lado, as instituições têm se notabilizado nos últimos anos por contratar profissionais com sucesso no mercado para ministrar aulas nos mais diferentes cursos. Alguns se dão bem e outros pecam pela falta de didática. "O fato de serem profissionais de sucesso não significa que tenham habilidade para a docência universitária", opina Calderón.

Cursos de formação
Para compensar essa lacuna, a Unip realiza desde o ano passado seu Curso para Formação de Professores do Ensino Superior. A iniciativa, semipresencial, tem como objetivo adequar o professor à área em que atua, assim como instruí-lo melhor em como planejar aulas, melhorar sua didática, postura e avaliação.

"Promovemos esse curso com a intenção tanto de capacitar os professores da casa - que ganham descontos para participarem do curso - quanto para docentes de outras instituições que queiram aprimorar seus conhecimentos", explica Vanya.

Outra alternativa são os programas de formação continuada, onde professores dos cursos de Pedagogia e das licenciaturas ministram mini-cursos para seus colegas, docentes de outras áreas. "O importante é que seja um programa sério, institucionalizado e com orçamento próprio", destaca Calderón. "As temáticas que precisam ser abordadas são principalmente: didática, planejamento de aula, oficinas de expressão corporal, uso de novas tecnologias em sala de aula, avaliação, projeto pedagógico dos cursos, entre outras", afirma.

 

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